20/03/09

O Vinagre desceu os três degraus do alpendre. Era hora.
- Olá estás bom?, preciso de falar contigo. Vais ser tio, engravidei a tua irmã. Disse-lhe eu de rajada antes que me respondesse ao facto de estar bom ou não.
Azedou, o vinagre ficou com a expressão muda que só os figos secos têm. 
O Vinagre é forte e robusto e diz-se por aí, como se disse sempre, que quando abraça o que quer que seja enrola, esmaga e mata as presas mesmo que não tenha intenção. Senti medo, ir-me-ia asfixiar num abraço até á minha lufada final. Deixaria um filho no mundo sem pai. Um pai que tivera sido morto pelas tenazes do seu próprio tio. Vi a laje do jazigo " por um abraço, o seu fim".
De repente aquilo que eu temia. O abraço. Abraçou-me. Um abraço longo e apertado. 
Mesmo correndo o risco de perder a vida não fugi, não arredei pé do quarto degrau do alpendre. Seria ali que findaria a minha paixão, a incongruência do perigo, seria ali que eu mesmo findaria. 
Por causa do vinagre conheci a sua irmã, por causa do Vinagre... engravidei-a a pensar no Vinagre.
Respirava, ainda sob a alçada de uns grande braços respirava. Estava ali de pé, vivo, frente ao sorriso dele e a uma ladainha sobre as responsabilidades de se ser pai e sobretudo, evidente, de se ser pai de um sobrinho dele. 
Deu-me um beijo e outro e mais outro, prometeu copos, garrafas e garrafeiras inteiras de loucura. Fazer-se-ia uma festa. Hoje uma festa.
Mais logo o vinagre e eu sairemos, vamos comemorar. O Vinagre brindará ao sobrinho e pedirá um futuro de sorte e saúde à criança. Eu, brindarei também para que não pareça mal, mas em segredo, erguerei os copos bem altos como a promessa de ter mais filhos, de ter mais beijos e abraços do Vinagre.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom texto...

Anónimo disse...

muito bom. posso utiliza-lo no meu blog?

Toze disse...

O que é preciso é ter amigos como o Vinagre :)))))

bifidusativus disse...

e juizo :)

ao lado